Linked IN Wordpress Facebook
Venha conhecer os vencedores do concurso

A C4G como membro fundador da Rede de Responsabilidade Social das organizações - RSO.pt - considera todas as iniciativas de combate à pobreza. A participação no concurso de desenho "Combater contra a pobreza" e os seus "pequenos" intervenientes em "largo" número faz pensar que as metas estabelecidas para esta luta são possíveis atingir.


Cerca de 50 000 crianças dos oito aos dez anos de idade de 61 países da África, Ásia, Caraíbas, Pacífico, América Latina, Mediterrâneo, Médio Oriente e dos países vizinhos orientais da UE expressaram num desenho a sua visão sobre o tema da igualdade entre homens e mulheres – como raparigas e rapazes, mulheres e homens, juntos podem fazer do mundo um lugar melhor. Os desenhos vencedores serão expostos entre 9 e 26 de Novembro de 2010 em Bruxelas.

Desde o lançamento do concurso no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março de 2010, a Comissão recebeu 26 080 desenhos da autoria de 49 709 crianças de 1 641 escolas e centros comunitários. Estiveram envolvidas 61 Delegações da UE em seis regiões do mundo. Mais de 600 desenhos foram seleccionados e enviados para Bruxelas, onde se realizou a selecção final. Os 14 vencedores gerais foram seleccionados por um júri de 50 crianças da Escola Europeia de Bruxelas I.

Além da sua originalidade, criatividade e qualidade artística, os vencedores foram seleccionados segundo a sua capacidade de expressar uma mensagem forte e relevante para o contexto do seu país. Tal como nos eventos anteriores, os desenhos personificam a esperança, ao mesmo tempo que testemunham uma realidade por vezes difícil. Muitas das crianças envolvidas no concurso têm um historial de condições sociais e humanas extremamente difíceis, por exemplo no Afeganistão, e expressam frequentemente através dos seus desenhos a dura realidade da sua vida diária, retratando cenas de guerra e a angústia e a dor por esta causadas.
O concurso de desenho, que é organizado pelo quarto ano consecutivo, permitiu mobilizar e sensibilizar crianças e adultos em torno da questão da igualdade entre homens e mulheres. Permitiu igualmente às Delegações da UE desencadear o debate a nível institucional, mediante o envolvimento das autoridades nacionais e locais competentes no planeamento e na realização do concurso, reforçando assim a sua apropriação.

Veja aqui os desenhos vencedores:

http://ec.europa.eu/europeaid/what/gender/photo-gallery-2010_en.htm

 

 
    ________________________________________________